Qual a diferença entre merchandising e product placement?

 

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A propaganda está sempre procurando novos meios de chamar a atenção dos consumidores em todos os tipos de entretenimento, algumas técnicas de formas mais sutis, outras mais explícitas.

No Brasil ainda há uma confusão a respeito desses termos, pois não há um consenso entre a mídia e a academia publicitária a respeito do tema.

Merchandising é definido como qualquer técnica, ação ou material promocional direcionada ao ponto de venda (PDV) para posicionar produtos ou marcas e acelerar as vendas, ou seja, qualquer ação que se dá dentro do PDV para promover um produto. É muito utilizado, por exemplo, em supermercados, onde frequentemente vemos ações com gôndolas personalizadas, quiosques, aplicações pelos corredores e afins.

Já o product placement, diz respeito às inserções de produtos ou marcas em programas de TV, filmes, séries, etc. O produto aparece “casualmente”, sem caracterizar um anúncio em cenas e interações. É quando, por exemplo, uma personagem da novela abre uma Coca-Cola ou aparece dirigindo um novo modelo de carro disponível no mercado.

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O interessante é que o product placement é facilmente digerido pelo público pois se insere na programação de forma espontânea e muitas vezes pode trabalhar até mesmo de forma subliminar na mente do consumidor.

Contudo no Brasil, os veículos de comunicação consideram merchandising qualquer ação que proporcione visibilidade aos produtos de forma explícita e direta, por isso ainda há confusão a respeito dos significados.

Bom, sendo merchandising ou product placement, o importante é adotar as melhores ações para a sua empresa e, para isso, a 2 Clicks está sempre à disposição para ajudá-lo no que você precisar. Venha bater um papo com a gente.

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