A Jornada de Compra, também conhecida como Buyers Journey

 

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Esse é um assunto muito importante para o Inbound: para entregar o conteúdo correto, precisamos entender cada etapa da jornada de compra.

Toda interação de uma empresa com suas personas devem ser adequadas ao estágio em que ela se encontra para que a comunicação seja eficaz.

A jornada de compra pode ser dividida em três partes:

Descoberta e aprendizado

Aqui, o cliente potencial está descobrindo alguns sintomas de sua necessidade, por isso, vai pesquisar e buscar informações para entender melhor qual o seu problema.

Consideração de compra

Nesse estágio, ele já sabe qual é o seu problema e começa a considerar quais as possibilidades de resolução possíveis.

Decisão de compra

Aqui, ele já sabe como resolver ou o que quer comprar e tem uma lista de possíveis empresas e produtos que podem solucionar seu problema. Nessa etapa ele decide onde e como irão comprar.

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É importante saber que, no primeiro acesso ao seu site, o usuário pode estar em qualquer um dos estágios de compra. Ele pode estar tentando entender o problema, procurando por empresas para fechar a compra ou analisando as possibilidades de resolução. Por isso, temos que ter conteúdo preparado para todos os estágios da jornada de compra.

Aqui vai um exemplo pra exemplificar a jornada de compra: 

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O maior erro dos websites convencionais é não considerar os primeiros estágios da jornada de compra. Eles geralmente não buscam criar conteúdo para ajudar as suas personas a conhecerem o problema e considerarem a compra, simplesmente oferecem o produto (solução), e por isso o método se mostrou ineficaz e antiquado.

Portanto, fique sempre atento e crie conteúdo para todas as etapas. Lembre-se que ajudar seu lead a entender o problema pode causar uma boa impressão e fazer toda a diferença na hora da decisão de compra.

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