Personas: o que são e como construí-las?

 

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O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que gira em torno do cliente e não da marca, por isso, temos que conhecê-lo profundamente. Com o Inbound, não buscamos qualquer tráfego para nosso site, queremos o tráfego de potenciais clientes e, para atraí-los, temos que conhecer e definir exatamente seu perfil.

Esse perfil do seu público, representado por dados reais sobre os seus costumes, cultura, padrões de comportamento, motivações e desejos formam o que chamamos de Buyer Persona, o cliente ideal, aquele que você acredita que se interessa pelo seu produto e consequentemente por seu conteúdo.

As Personas  são criadas com muita pesquisa e observação do seu público. Elas servem para nos ajudar a “entrar na mente” do seu potencial cliente e conhecê-lo profundamente para criar conteúdo mais relevante, o que vai resultar em mais visitas para o seu site e mais conversão de visitas em vendas.

Como criar uma Buyer Persona ?

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Você pode utilizar três passos para facilitar este processo: pesquisa, identificação de tendências de comportamento comum e criação do perfil das personas.

Primeira etapa

Aqui devemos estudar profundamente o nosso público, entender por onde ele navega, como navega, o que pesquisa, renda, interesses, trabalho, enfim, tudo de relevante que seu público ideal possa oferecer. Essa etapa é mais trabalhosa, mas cuidado, se a sua pesquisa não for boa, sua Persona também não será.

Uma boa dica para conseguir estas informações é começar realizando uma pesquisa com os atuais clientes e fazer perguntas como:

Onde você trabalha?

Quais as suas funções?

O que você pretende realizar com o trabalho?

Quais são seus maiores desafios?

Como você busca informações para crescer na profissão?

Você utiliza a internet para buscar produtos e serviços?

Você não precisa fazer essas perguntas como um questionário, o interessante é usá-las como um norte para se aprofundar e conseguir mais informações, deixando os clientes se abrirem.

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Segunda etapa

No segundo passo, iremos utilizar as pesquisas da etapa anterior para identificar tendências, ou seja, similaridades nas personalidades de seus clientes. Os padrões nas respostas deles indicam quem a sua persona realmente é.

E quantas personas eu devo criar?

Quantas forem necessárias. Quando começar a sua pesquisa você vai perceber as similaridades nas respostas, e saber quantas personas serão necessárias para representar todo o seu público.

Terceira etapa

Criando uma persona:

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Para criar personas, existem algumas ferramentas digitais grátis que podem te ajudar, como o site: http://bit.ly/2gTJXlD, que facilita e simplifica o processo.

E aí, curtiu o nosso conteúdo sobre Personas? Tem vários outros conteúdos de Inbound Marketing no blog, como: O que está faltando para minha empresa aumentar as vendas? 

 

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